Povo Bora
Trançados amazônicos do povo Bora.
Fazeres e saberes oriundos de diferentes contextos histórico-culturais. Etnomatemática. Trançados amazônicos do povo indígena Bora.
Objetivos:
- Identificar a matemática como construto sociocultural, relacionando-a criticamente com seus contextos de produção;
- Promover pontes dialógicas entre saberes matemáticos construídos em
bases socioculturais distintas.
- Promover pontes dialógicas entre saberes matemáticos construídos em
bases socioculturais distintas.
Os Bora habitam a Amazônia peruana e colombiana, na América do Sul. Seu modo de viver
tradicional é estruturado principalmente na caça, na pesca e na prática agrícola, porém, são também
exímios artesãos. Neste campo de ação, uma das atividades que realizam é a construção de cestos
diversos, prática que traz junto a si, além de intensa beleza artística, o desenvolvimento de
importantes competências. É nesta prática que se encontra a motivação principal para construção
deste texto.A primeira diz respeito à necessidade de o professor se tornar investigador da realidade vivida pelos
alunos com os quais compartilha um espaço de aprendizagem, no sentido de diagnosticá-la e trazêla
para o ambiente escolar como meio de tornar a matemática viva, oportunizando uma efetiva
leitura de mundo por parte do aluno.
A segunda diretriz é sobre a valorização da cultura em uma perspectiva intercultural, isto é, a
promoção de diálogo horizontal entre sociedades e entre culturas. Cabe ao professor trazer para o
ambiente de sala de aula (ou para fora dela) saberes de natureza matemática provenientes de
diferentes realidades socioculturais, visando debater sobre elas para além do conhecimento
matemático.
Essas diretrizes visam dar suporte ao professor na estruturação de possíveis atividades escolares que
vinculem matemática com questões culturais. Atentos a elas, retomaremos o tema central proposto
nas linhas iniciais deste texto: os trançados Bora!
Elaborado Por nós Dicentes |
Pondo em Prática na Etnomatemática |
Adicionando Os cálculos dos números de fitas e áreas |
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