Livro: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA- Paulo Freire CAP. 2.4
AULA PARA CONHECIMENTO DE UM DOS LIVROS, DE UM DOS PILARES DA UFSB, PAULO FREIRE. CAP 2.
2.4 ENSINAR EXIGE BOM SENSO
COMENTÁRIO DA ALUNA A RESPEITO DO CAP 2.4
2.4 ENSINAR EXIGE BOM SENSO
COMENTÁRIO DA ALUNA A RESPEITO DO CAP 2.4
Paulo Freire, inicia seu segundo cap.
parte quatro, fazendo uma breve explicação a respeito da relação
Professor-Aluno (onde ainda há relações de autoritarismo do primeiro, diante a
visão do segundo), pois, este deve agir com formalidade respeitando os
critérios de educador e as regras atribuídas aos alunos. Ele busca ressaltar a
complexidade da dinâmica e mostrar o quanto ela se torna negativa, pois, quando
o professor se torna flexível com o aluno, que deixou de entregar no prazo, as
suas atividades por algum motivo e com explicações cabíveis, ele passa a ferir
seus princípios de educador e nesta hipótese tornando o aluno uma pessoa
irresponsável.
Mas
ele
ressalta que o fato de o professor cobrar comprometimentos, responsabilidades,
os meios de manter ordem, e de repassar seus ensinamentos não podem ser
relacionadas ao autoritarismo, visto que, a falta destes acaba gerando uma
relação de indisciplinaridade já
que o excesso de liberdade quebrará as relações pedagógicas e a seriedade.
Mas
também
esclarece que há professores que usam de seus poderes para ferir a moral do
aluno, que utiliza do excesso passando a deixar seus alunos em “saias
justas”, deixando
estes sem escolhas entre a “cruz e a espada”, por possuir a “faca
e o
queijo na mão”,
visto
que, se cada aluno deixar de seguir suas orientações acabará se prejudicando
posteriormente.
O
bom Senso procura alertar as condições tornando-as positivas ou negativas. E para Freire o trabalho do professor não é
individual e sim uma coletividade entre seus alunos, e que estes devem procurar
a união para que a relação se torne mais agradável.
Comentários
Postar um comentário