Livro: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA- Paulo Freire CAP. 2.4

AULA PARA CONHECIMENTO DE UM DOS LIVROS, DE UM DOS PILARES DA UFSB, PAULO FREIRE. CAP 2.

2.4 ENSINAR EXIGE BOM SENSO 

COMENTÁRIO DA ALUNA A RESPEITO DO CAP 2.4


     Paulo Freire, inicia seu segundo cap. parte quatro, fazendo uma breve explicação a respeito da relação Professor-Aluno (onde ainda há relações de autoritarismo do primeiro, diante a visão do segundo), pois, este deve agir com formalidade respeitando os critérios de educador e as regras atribuídas aos alunos. Ele busca ressaltar a complexidade da dinâmica e mostrar o quanto ela se torna negativa, pois, quando o professor se torna flexível com o aluno, que deixou de entregar no prazo, as suas atividades por algum motivo e com explicações cabíveis, ele passa a ferir seus princípios de educador e nesta hipótese tornando o aluno uma pessoa irresponsável.
    Mas ele ressalta que o fato de o professor cobrar comprometimentos, responsabilidades, os meios de manter ordem, e de repassar seus ensinamentos não podem ser relacionadas ao autoritarismo, visto que, a falta destes acaba gerando uma relação de indisciplinaridade já que o excesso de liberdade quebrará as relações pedagógicas e a seriedade.
   Mas também esclarece que há professores que usam de seus poderes para ferir a moral do aluno, que utiliza do excesso passando a deixar seus alunos em “saias justas”, deixando estes sem escolhas entre a “cruz e a espada”, por possuir a “faca e o queijo na mão”, visto que, se cada aluno deixar de seguir suas orientações acabará se prejudicando posteriormente.
   O bom Senso procura alertar as condições tornando-as positivas ou negativas. E para Freire o trabalho do professor não é individual e sim uma coletividade entre seus alunos, e que estes devem procurar a união para que a relação se torne mais agradável.


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